ptzh-CNenfrdeites

Notícias

Programação “Verão In.Str… é um Espanto!

31 de agosto (sexta-feira) a 5 setembro (quarta-feira) | 2018

 

Concerto com “Olavo Bilac”, na Praça Sá da Bandeira

Mais um grande concerto integrado na iniciativa “Verão In. Santarém… é um Espanto!”, com Olavo Bilac, no dia 31 de agosto, às 21h45, na Praça Sá da Bandeira (Largo do Seminário).

Para o grande público foi dado a conhecer através do projeto Resistência e do álbum Palavras ao Vento. Os Santos & Pecadores lançaram o seu primeiro single, intitulado Não Voltarei a Ser Fiel, em 1995, e ainda nesse mesmo ano o álbum Onde Estás?. A carreira do grupo continuou durante dezenas de anos.

Em 2014 deu início à sua carreira em nome próprio com Músicas do Meu Mundo onde mistura vários estilos de música como o samba e a bossa, a morna e o semba ou o fado e a balada.

In.Cidade

Visitas guiadas temáticas – “360º na Alcáçova”

Sábado, dia 1 de setembro, tem a oportunidade de conhecer melhor Alcáçova com o percurso “360º na Alcáçova”, a partir das 9h30, no Jardim Portas do Sol, no âmbito das visitas guiadas temáticas (inscrição gratuita).

A Alcáçova de Santarém, local hoje conhecido como Jardim Portas do Sol foi um local estratégico para o crescimento da cidade e, atualmente continua a sê-lo para a compreensão da sua evolução.

Um percurso pelos seus vários pontos de visita permite-nos ter uma visão abrangente deste local em concreto, mas também da própria cidade e da sua envolvente, aliando espaço de lazer e de descoberta.

Duração da visita: 2h00 | (Término no Jardim Portas do Sol)

Aconselha-se calçado confortável durante as visitas, sendo o nº máximo de participantes 50 pessoas.

Para a visita é necessário efetuar marcação no Posto de Turismo, através  do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou através do telefone 243 304 437.

In.Tradição, In.Movimento; Histórias de Encantar

E se tradições quer recordar o Inatel volta a proporcionar-lhe, no sábado, dia 1 de setembro, uma viagem ao mundo rural com o In. tradição. Desta vez, com o Rancho Folclórico de Covão do Coelho, das 10h30 às 12h30, pelas ruas do Centro Histórico.

O Jardim Portas do Sol acolhe mais uma aula aberta de yoga (para todos) promovida pela AMA/Federação Portuguesa de Yoga, às 11H00.

No mesmo espaço, não faltará ainda a animação Desportiva Pais e Filhos da Decathlon.

Histórias de encantar e dança só mesmo na Associação Aqui Há Gato. Primeiro, Dança para Bebés, a partir dos 12 meses (c/ aquisição de marcha) até 3 anos às 10h30 (Entrada 7€ bebé+adulto), depois, às 11h30, Hora do Conto, com entrada livre, seguida de Oficinas de Arte, este mês com o tema Rato “Ratos, ratinhos, ratões, sempre de nariz no ar para ver se um queijo conseguem encontrar!!!” (entrada 7€).

Gala de Dança “Heróis e Vilões” no Jardim Portas do Sol

ADD – Associação de Dança Desportiva de Tremês apresenta a sua Gala de Dança Desportiva, este ano com o tema “Heróis e Vilões”, um espetáculo temático que já vai na 16ª edição, esperando mais uma vez surpreender e alegrar todos os que queiram acompanhar e disfrutar de uma noite de verão num ambiente muito característico.

Sábado, dia 1 de setembro, no auditório do Jardim Portas do Sol, às 21h30

In.Artes

Pictorin | I Encontro Internacional de Artistas Plásticos em Santarém

O I Encontro Internacional de Artistas Plásticos, de 1 a 10 de setembro, em Santarém conta com 13 artistas oriundos do Brasil, Dinamarca, Inglaterra, França, Polónia e Portugal. Os artistas vêm fundamentalmente trabalhar o Centro Histórico: vê-lo e recriá-lo. As ruas vão servir de cenário.

O evento conta ainda com pintores da nossa terra que se vão juntar aos outros artistas para troca de impressões, conversas artísticas e novas ideias, etc… 

O evento culmina com duas exposições. Uma, no W Shopping, subordinada ao tema “Como eu vi Santarém” e outra, no Centro Cultural Regional de Santarém, onde culmina o evento. 
As exposições vão ficar patentes ao público até ao dia 22 de setembro.

Exposição de Artes Plásticas

“As pedras são testemunhas silenciosas”

 “A cidade desfez-se em pedras. Arrancámo-las à terra mãe e construímos as cidades, para depois as destruir. Criamos muros de sacrifício, de obediência, gastamo-las com o nosso corpo em penitências e promessas, criamos catedrais, hinos à vida e à morte. Se cairmos na ravina as pedras rolam connosco e misturam-se com o nosso corpo, os nossos membros endurecem e as nossas mãos tornam-se armas de arremesso e começamos a guerra contra nós próprios.

Ao longe ainda algumas pedras estonteadas se levantam, foram o nosso chão, o chão das nossas coisas, agora somos nós as coisas do seu chão e a pedra entra e rola entre o nosso pé e o sapato e continua a acompanhar-nos no seu ciclo de silêncio.

Cuidamos dos corpos entrelaçados e frios e elas, as pedras, sempre mudas, olham-nos e estão prontas para recomeçar. As pedras esperam, rosadas, brancas ou negras abrem-se e dão-se-nos em flor. Feliz, o nosso olhar é uma ideia, um pensamento, o delas é apenas um silêncio.

Que Arte louca é esta que nos faz arrancá-las do ventre da terra, carregá-las ás costas… que nos deixa, com o nosso saber, rasgá-las ao meio, transformá-las em tendões, músculos e veias?

Podemos, se quisermos, transforma-las em areia, levá-las connosco ao cumprimento do seu sacrifício, da sua obediência, sabendo desde o início que serão sempre nossas testemunhas silenciosas.”

Inauguração, dia 3 de setembro, às 21h30, da exposição “As pedras são testemunhas silenciosas”, de Carlos Amado, Fernanda Narciso e Mário Rodrigues, em duas lojas (números 35 e 60), situadas na Rua Serpa Pinto, integrada no In. Artes. Exposição patente até ao dia 23, dia, em que culmina a iniciativa “Verão In. Santarém… é um Espanto!”.

59º Festival Internacional de Folclore Celestino Graça

Santarém acolhe mais uma edição do Festival Celestino Graça entre os dias 05 e 09 de setembro, na Casa do Campino, com um vasto programa apetecível de atividades.

O Grupo Académico de Danças Ribatejanas leva a sua antestreia, dia 5 de setembro, quarta-feira, às 21h30, na Praça Sá da Bandeira, Largo do Seminário.

ScalaBus In.Str

Viaje pelo Centro Histórico de Santarém com o ScalaBus In. Str, até 8 de setembro, numa parceria com a Rodoviária do Tejo.

As viagens são gratuitas (uma às 10 horas e outra às 11h30) no mini-autocarro que permite à população e visitantes fazerem um circuito turístico pela cidade, de quarta-feira a domingo,

Este ano, o percurso pode ser descarregado através de um QR Code ou em http://instr.cm-santarem.pt/ no ícone mapa – ScalaBus In.Str  e ainda na APP da autarquia scalabitana.

O percurso disponível em português, espanhol e inglês permite uma interatividade entre o visitante e o Centro Histórico de Santarém. O mesmo, quando descarregado, permite no futuro, visitar os pontos mais emblemáticos do Centro Histórico a pé e obter todas as informações históricas sobre os locais. 

Expo Coletiva In. Artes

O Palácio Landal, em Santarém é palco da Expo Coletiva In. Artes, com obras de todos os artistas que integraram o In. Artes, nas diferentes galerias, desde a primeira edição do “Verão In Str… é um Espanto!” em 2015.

A exposição, que pode ser visitada até 23 de setembro, nas 3 salas do Palácio Landal, é composta por pinturas, desenhos e esculturas.

Exposição “Tejo…Vida e Agonia de um rio”

nas Portas do Sol

O Jardim Portas do Sol é cenário da exposição fotográfica de rua ““Tejo…Vida e Agonia de um rio”, curadoria de Paulo Semblante Mendes, patente até 14 de setembro. 

São 28 fotografias distribuídas por 4 painéis/módulos temáticos: Memórias – Fotos de José Gaspar; Paisagem – Fotos de António Ribeiro; Avifauna – José Freitas e Poluição – Arlindo C. Marques

A exposição é constituída por um conjunto de fotografias, que retrata e representam a visão dos autores sobre o rio Tejo, bem como, e através da imagem suas preocupações e que ao mesmo tempo consciencializam para conservação do rio e seu ecossistema como património a preservar.

História com Arte… Pombinhas de Santarém

Este ano, o projeto abrange uma nova vertente: a Arte. Foi lançado um desafio aos artistas da região de exporem obras de arte nas pastelarias aderentes. Assim, enquanto se degustam os “Menus História com Arte – Pombinhas de Santarém”, que integram uma pombinha com fiambre ou com presunto da Nobre e sumos da Compal, podem apreciar-se obras de arte de diferentes artistas, até dia 23 de setembro.