A alegria continua no Reino de Natal ao longo de todo o dia de sábado, 8 de dezembro.

Logo pela manhã, a partir das 10h30, tem início a programação destinada aos mais pequenos, com muita animação para as crianças no espaço do Jardim da Liberdade, uma atividade que conta com o apoio do Ponto c/ Pinto.

Pela mesma hora, o centro histórico começa a ser percorrido pelo grupo Ruído à Portuguesa, que vai animar com as suas músicas populares as ruas do chamado casco velho da cidade.

Ainda para este dia, uma das tradicionais casinhas de madeira do Reino de Natal vai acolher, às 15 horas, um workshop que tem como objetivo ajudar todos os interessados a criarem as suas próprias coroas de Natal decorativas, utilizando apenas materiais reciclados, que ganham assim uma nova vida com as cores da quadra natalícia. A casinha vai estar aberta das 10h00 às 22 horas, onde pode adquirir coroas de natal e outros ornamentos de Natal a preços bem acessíveis.

O programa para esta data termina com um espetáculo noturno com a atuação da Sociedade Filarmónica Alcanedense, que trás até Santarém um Concerto de Natal, a partir das 21h00, na Sé Catedral, no Largo do Seminário.

O Natal é uma época de felicidade, de alegria, de cor e luz. As ruas estão iluminadas, o cheiro a castanhas anda no ar e o frio faz-se sentir.

Para algumas famílias este é o tempo certo de libertar toda a criatividade em forma de decoração. Umas gostam de decorações de Natal mais minimalistas, uma árvore aqui, umas luzes ali, uma coroa de azevinho acolá, e está feita a decoração.

Para outras, esta é uma época onde a criatividade é mais fluída, conseguindo criar verdadeiras obras de arte natalícias com materiais recicláveis.

Partindo desta premissa, a Câmara de Santarém, no âmbito do ‘Reino de Natal’, acolhe na tarde de sábado, 8 de dezembro, partir das 15h00, um workshop dedicado à construção de coroas de Natal, para o qual se apela à participação de todos os interessados, que pretendam criar as suas coroas no decorrer da iniciativa, assim como outros enfeites natalícios dar um toque especial à sua casa.

A ideia é apelar à imaginação e ao espírito criativo dos participantes para que recolham e juntem diversos materiais em casa, de modo a que sejam reciclados e reaproveitados na construção de novas peças decorativas. Com a utilização destes objectos, a atividade pretende, sobretudo, envolver a população na criação das suas próprias decorações de natalícias.

No mesmo dia, vão estar em exposição alguns objectos previamente construídos, disponíveis para venda a preços simbólicos. Foram criados usando materiais tão diversos como botões, cápsulas de café, bolas de Natal, rolos de papel higiénico e de cozinha, rolhas de cortiça, pinhas, pequenos ramos e troncos de árvores, diferentes tecidos e trapos ou caixas de medicamentos e de fósforos, entre muitos outros recursos.

A ação será orientada por Micá Santos, professora da disciplina de artes decorativas, na Universidade da Terceira Idade de Santarém, e por Paula Fidalgo, técnica na Câmara Municipal de Santarém (CMS), contando ainda com a colaboração de Rita Glória e Raquel Ferreira, alunas do 12.º ano, do Curso Profissional Técnico de Organização de Eventos, da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, no âmbito do estágio atualmente a decorrer no Serviço Municipal de Cultura e Turismo da CMS.

reinodenatalAproveite o Reino de Natal e o melhor que esta época tem para oferecer!

A partir de dia 24 de novembro, Santarém vai estar repleta de motivos alegres, para festejar o Natal. As ruas vão iluminar-se e a cidade vai ganhar novas cores e um ambiente acolhedor. São muitos os locais que receberão diversas atividades, com diversas experiências para viver em família. Mercadinhos, concertos de Natal, atividades para os mais pequenos, cinema, exposições, pista de gelo natural e muita animação vão fazer movimentar as ruas de Santarém nesta época festiva.

Destaques do Reino de Natal 2018

“Iluminação de Natal”. Inauguração das Luzes de Natal, com Espetáculo Piromusical, a 24 de novembro, pelas 18 horas, na Praça Sá da Bandeira

“Pista de Gelo Natural,” com utilização gratuita, 01 dez. a 31 dez. | Jardim da Liberdade: de domingo a quinta-feira: 10h00 às 19h00, exceto 6as e sábados 10h00 às 22h00. 24 e 31 dez. 10h00 às 15h00. Encerrado: 25dez. (todo o dia)

O “Mercadinho do Reino”, conta com Artesanato e Doçaria de Natal. Artesanato | Doçaria de Natal. 01dez. a 24dez. | Jardim da Liberdade. De dom. a qui. 10h00 às 19h00, exceto 6as, sábados 10h00 às 22h00. 24 dez. 10h00 às 15h00.

“Pai Natal no Centro Histórico”. Visita do Pai Natal à Cidade. 01a 23 dez. | Pç. Sá da Bandeira. Aos sábados e domingos: 10h00 às 13h00 e 15h00 às 17h00.

“O Maior Presépio do Ribatejo!”. Minipeças de presépio em exposição. 01dez. a 6 jan. | Sede da Associação Comercial e Empresara de Santarém (ACES). 10h00 às 19h00. 24 e 31 dez. 10h00 às 15h00. Encerrado: 25 dez. e 01 jan. (todo o dia).

“Comboio de Natal” Viagem de comboio pelo Centro Histórico. 01 dez. a 31 dez. | Centro Histórico. De seg. a sáb. 10h00 às 18h00. Exceto domingos 24 e 31 dez. 10h00 às 15h00.Encerrado: 25 dez. (todo o dia)

“Mercadinho Solidário” Vendinhas de Natal das IPSS. 15 e 22 dez. | Jardim da Liberdade. 10h00 às 15h00.

“2º Encontro de Pais Natal Motards”, 16 de dezembro, 10 horas no Jardim da Liberdade. Desfile de Pais Natal Motards pela Cidade.

Veja aqui o programa do Reino de Natal