O Natal é uma época de felicidade, de alegria, de cor e luz. As ruas estão iluminadas, o cheiro a castanhas anda no ar e o frio faz-se sentir.

Para algumas famílias este é o tempo certo de libertar toda a criatividade em forma de decoração. Umas gostam de decorações de Natal mais minimalistas, uma árvore aqui, umas luzes ali, uma coroa de azevinho acolá, e está feita a decoração.

Para outras, esta é uma época onde a criatividade é mais fluída, conseguindo criar verdadeiras obras de arte natalícias com materiais recicláveis.

Partindo desta premissa, a Câmara de Santarém, no âmbito do ‘Reino de Natal’, acolhe na tarde de sábado, 8 de dezembro, partir das 15h00, um workshop dedicado à construção de coroas de Natal, para o qual se apela à participação de todos os interessados, que pretendam criar as suas coroas no decorrer da iniciativa, assim como outros enfeites natalícios dar um toque especial à sua casa.

A ideia é apelar à imaginação e ao espírito criativo dos participantes para que recolham e juntem diversos materiais em casa, de modo a que sejam reciclados e reaproveitados na construção de novas peças decorativas. Com a utilização destes objectos, a atividade pretende, sobretudo, envolver a população na criação das suas próprias decorações de natalícias.

No mesmo dia, vão estar em exposição alguns objectos previamente construídos, disponíveis para venda a preços simbólicos. Foram criados usando materiais tão diversos como botões, cápsulas de café, bolas de Natal, rolos de papel higiénico e de cozinha, rolhas de cortiça, pinhas, pequenos ramos e troncos de árvores, diferentes tecidos e trapos ou caixas de medicamentos e de fósforos, entre muitos outros recursos.

A ação será orientada por Micá Santos, professora da disciplina de artes decorativas, na Universidade da Terceira Idade de Santarém, e por Paula Fidalgo, técnica na Câmara Municipal de Santarém (CMS), contando ainda com a colaboração de Rita Glória e Raquel Ferreira, alunas do 12.º ano, do Curso Profissional Técnico de Organização de Eventos, da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, no âmbito do estágio atualmente a decorrer no Serviço Municipal de Cultura e Turismo da CMS.