A cidade de Santarém é palco de 1 a 10 de setembro, do “PICTORIN” - I Encontro Internacional de Artistas Plásticos em Santarém, no âmbito da iniciativa “Verão In Str… é um Espanto!”.

O encontro tem como tema “Como eu vi Santarém” e conta com 14 artistas oriundos do Brasil, Dinamarca, Inglaterra, Rússia, França, Polónia e Portugal, num projeto organizado por Mário Rodrigues, Fernanda Narciso e Francisco Pereira, artistas plásticos residentes em Santarém e aderentes desde 2015 ao In. Artes.

O evento foi apresentado ontem, dia 21 de agosto, em conferência de imprensa, no W Shopping de Santarém, um dos patrocinadores do encontro, e contou com a presença de Fernanda Narciso, de Mário Rodrigues, de Nuno Domingos, coordenador do projeto In. Str e de André Tavares, Shopping Center Deputy Manager.

De acordo com Fernanda Narciso “a nossa experiência como artistas plásticos em vários países, assim como a nossa participação na valorização do centro histórico de Santarém através do In. Artes inspirou-nos a organizar o PICTORIN”.

Um encontro internacional, que a artista plástica, Fernanda Narciso e os seus companheiros de equipa, “gostariam de expandi-lo em rede, ou seja, dinamizar não só o nosso centro histórico, mas também levar o PICTORIN a outros países, organizado, obviamente pelos artistas que nos visitaram”.

“Outro dos sonhos a concretizar é uma Bienal de Arte”, frisou a artista plástica, adiantando, ainda, que a intenção num futuro próximo da organização, conhecido como o “trio maravilha” é “um ano organizar um PICTORIN e outro ano uma Bienal”.

Os artistas participantes no I Encontro Internacional de Artistas Plásticos em Santarém (Alexander Bobryshev, Alex Stolick, Magda Kapuscinska, Mieczyslaw Bednarski e Paolo Statuti- Polónia; Leandro Rodrigues- Brasil; Alice Osterbog –Dinamarca; Beth Biddiss-  Inglaterra; Manuela Chatel- França; Aneha Cebactbrhoba- Rússia e Elsa Wallenkamp-Portugal) vêm fundamentalmente trabalhar o Centro Histórico: vê-lo e recriá-lo.

Juntam-se também ao evento, pintores da nossa terra, como João Pereira e João Maria Ferreira.

As ruas desta cidade milenar serviram de cenário aos artistas, “aos quais poderão juntar-se outros para pintar”, de acordo com Mário Rodrigues.

A Incubadora d’ Artes, na antiga Escola de Salvador, servirá de “quartel general” para as reuniões do grupo.

Durante dez dias, o programa do PICTORIN é composto por encontros informais, confronto de técnicas, novos métodos de trabalho, troca de experiências, visitas à cidade e ao Ribatejo.

Do evento destaca-se também a inauguração, dia 3 de setembro, de uma exposição intitulada “As pedras são testemunhas silenciosas”, de Carlos Amado, Fernanda Narciso e Mário Rodrigues, em duas lojas (números 35 e 60), situadas na Rua Serpa Pinto, integrada no In. Artes. Exposição patente até ao dia 23, dia, em que culmina a iniciativa “Verão In. Santarém… é um Espanto!”.

O “PICTORIN” - I Encontro Internacional de Artistas Plásticos em Santarém encerra com duas grandes exposições subordinadas ao tema “Os Artistas”, cuja inauguração terá lugar no dia 8 de setembro, às 17 horas, no W Shopping e às 18 horas, no Centro Cultural e Regional de Santarém.

Este grande evento é patrocinado pela Câmara Municipal de Santarém, Círculo Cultural Scalabitano, Centro Cultural Regional de Santarém, União de Freguesias, Santa Casa da Misericórdia de Santarém, Tintas Corola, Adega Corporativa de Alcanhões, Correio do Ribatejo, Escola Superior de Educação de Santarém e Rodoviária do Tejo.