No âmbito das iniciativas do Reino do Natal, dia 14 de dezembro (quinta-feira), às 10h00, tem lugar a chegada do Pai Natal à Praça Sá da Bandeira, e a abertura oficial do Mercadinho do Reino, na Praça Sá da Bandeira e no Largo Padre Chiquito, em que 10 casas de inspiração nórdica, vendem produtos natalícios. O Largo de Marvila recebe o Mercadinho Solidário com a participação da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental, de A FARPA - Associação dos Familiares e Amigos de Doentes Psicóticos, do Centro de Dia da Moçarria, do CCD Santarém - Centro de Solidariedade Social de Santarém, do Contrato Local Desenvolvimento Social de 3.ª Geração, do CNE - Agrupamento 52 Santarém, da Santa Casa da Misericórdia de Pernes e da Santa Casa da Misericórdia de Santarém.

À mesma hora, o maior Presépio de garagem do Ribatejo, com cerca de 500 peças em terracota, da autoria do artesão Eurico Ribeiro, da Póvoa de Santarém, pode ser visto na Sede da ACES –Associação Comercial e Empresarial de Santarém, no Palácio Landal. Em exposição estão figuras tradicionais da liturgia católica, miniaturas dos monumentos mais emblemáticos da região, casos da Igreja de Santa Clara e do Convento de São Francisco, em Santarém, ou do Castelo de Alcanede, entre outros, e quadros de tradições entretanto desaparecidas, da nossa vida quotidiana. O Presépio pode ser visto até dia 6 de janeiro, das 10h00 às 18h00.

A partir das 11h00, pode usufruir do Xmas Street Food, que trazem para a rua carrinhas de alimentação rápida, com iguarias não só da região como de outras partes do mundo.

No âmbito do Xmas in.Downtown, as lojas do Centro Histórico aderentes a este projeto, têm as portas abertas, com animação de rua até às 23h00.

No dia 15 de dezembro (sexta-feira), às 19h00, há Concerto de Natal, pelo Conservatório Música de Santarém, com a participação de todas as Classes de Conjunto dos alunos que frequentam o ensino articulado de música, em articulação com os Agrupamentos de Escolas Alexandre Herculano, Dr. Ginestal Machado e Sá da Bandeira.

Às 21h00, a Sé Catedral recebe um Concerto com a Banda Filarmónica da Gançaria e o Coro do Círculo Cultural Scalabitano.

Dia 16 de dezembro (sábado), às 16h00, a Sé Catedral recebe um Concerto de Natal do Conservatório de Música de Santarém, que conta com a participação do Grupo Coral de Tancos que, em conjunto com o Coro de Câmara do Conservatório de Música de Santarém e dois solistas, Manuel Brás da Costa e Joana Fernandes, vão interpretar a Obra “Gloria”, de Vivaldi.

Às 21h00, a Praça Sá da Bandeira, recebe um Concerto com Luis do Vale e Alexandre Caipirinha, que vão interpretar músicas alusivas à quadra natalícia.

No dia 17 de dezembro (domingo), às 10h00, há Desfile de Pais Natal Motards, pelas ruas do Centro Histórico da Cidade, com concentração no Jardim da Liberdade (em frente à PT), que conta já com cerca de 200 participantes.

Às 15h00, a Praça Sá da Bandeira recebe a Peça de Teatro “Será Verdade Pai Natal” – “Como muitos meninos crescidos, o Frederico não acredita que o Pai Natal exista. Tentar convencer a Maria do mesmo é que não vai ser tarefa fácil - e se o Pai Natal deixar de acreditar no Frederico?”, pelo Aqui Há Gato.