O Verão In.Str… é um espanto! entra na última semana desta terceira edição.

O fim-de-semana começa com a atuação da Orquestra Típica Scalabitana, dia 15 de setembro, às 21h30, na Praça Sá da Bandeira.

Já no sábado, a partir das 10H00 e até às 18H00, o Jardim Portas do Sol recebe mais uma edição do Festival de Artes Praticadas na Associação Movimento Aberto (FAAMA). Durante todo o dia poderá conhecer e experimentar as modalidades e terapias realizadas naquela associação.

Também no sábado, às 10H30, começa o desfile etnográfico pelas Ruas do Centro Histórico pelo Rancho Folclórico “Os Camponeses” de São Vicente do Paúl. A iniciativa, inserida no In.Tradição, é da responsabilidade do INATEL.

A habitual Animação Desportiva para Crianças, volta ao Jardim Portas do Sol, às 11H00, numa iniciativa da Decathlon.

Também na manhã de sábado, às 10H30, a Livraria Aqui há Gato realiza uma Oficina de Dança, com a professora Sofia de Almeida, para crianças entre os 3 e os 5 anos.

"Descobrir o meu corpo, a minha relação com o outro, explorar o espaço, os objetos... entre danças de roda, ou até mesmo individualmente. Tudo isto entrando no mundo da nossa imaginação que é absolutamente mágica! Porque é assim que gostamos... aprendendo, brincando."

Com a duração de 30 minutos, a atividade tem um custo de 7€ e exige marcação prévia.

Logo de seguida, às 12H00, tem lugar também na Aqui há Gato, uma Oficina de Arte com o tema Pintas e Fitas, na qual os pequenos artistas são desafiados a dar largas à imaginação fazendo um quadro original, uma pintura em que o limite são fitas e o recheio são pintas coloridas.

Com a duração de 60 minutos, esta oficina destinada a crianças a partir dos 4 anos de idade, tem o custo de 7€.

Ainda no sábado, mas à noite, pelas 21H30, o Conservatório de Música de Santarém apresenta o Concerto de Abertura do Ano Letivo, 2017/2018. Este ano, também, evocando o 30.º aniversário da Associação José Afonso e o 30.º aniversário da sua morte, o Conservatório de Música de Santarém homenageia, mais uma vez, esta figura incontornável da História da Música e da Cultura Portuguesa no dia 16 de setembro, sábado, pelas 21h30, no Largo do Seminário.

Este Concerto, integrado no Projeto Notas Soltas do Conservatório de Música de Santarém, conta com a participação de alunos e professores daquela Instituição, quer como coralistas, quer como músicos instrumentistas e, alguns deles, também como compositores.

No domingo, dia 17, às 17H30, pode assistir a mais um Recital Comentado, na Igreja da Misericórdia. Este recital consta de um concerto de órgão por Marco Brescia com locução e comentários a cargo de David Paccetti Correia.

O In. Movimento, que tem como objetivo de promover a prática do exercício físico, continua com as suas aulas de movimento para todos os que queiram participar, à terça e quinta-feira, entre as 10H30 e as 11H00, no Jardim da República.

O último dia do Verão In.Str 2017 tem início às 10H30, com o In.Tradição e o habitual desfile pelas Ruas do Centro Histórico, desta vez pelo Rancho Típico de Foros de Salvaterra, numa parceria com o INATEL.

Até dia 23 de setembro pode ainda visitar as quatro galerias abertas no âmbito do In.Artes, em lojas devolutas do Centro Histórico.

Na Rua Pedro Canavarro pode visitar a Galeria “Até ao Equinócio”, com trabalhos de Carlos Amado, Fernando Veríssimo, Mário Rodrigues, José Catrola e Xavier Correia.

Na Rua 1.º de Dezembro, na Galeria “Re incontros”, estão expostas fotografias de José Augusto Costa, Ana Sousa Simões, Fátima Condeço, Isabel Silva, João Madeira, Lília Reis, Luis Perdigão, Maria Isabel Clara, Nuno Pereira, Paulo Semblante Mendes e Vitor Lopes. Esta galeria, organizada pela In.Focus, reúne fotografias que vão desde o desporto, passando pela natureza, paisagem, retrato, eventos até à macrofotografia.

Na Rua Serpa Pinto, na Galeria “In”, pode apreciar obras de Bruno Pellegrini, César Pires, Fátima Lima, Fernanda Narciso, Maria José Couto e Sandra Conde, e na galeria “Entra Aqui”, obras de Francisco Pereira.

De lembrar ainda que os menus Pombinhas de Santarém e Compal continuam disponíveis para serem apreciados nas pastelarias aderentes.