Notícias

 agenda

O Centro Cultural Mário Viegas/ Fórum Actor Mário Viegas acolhe de 8 a 15 de setembro, a 1ª edição do “RAS" - Residência Artística de Santarém, num encontro de jovens criativos com diferentes formações artísticas que, em atelier permanente, vão entrecruzar diferentes expressões criativas (com aberturas ao público), promover debates e intervenções na cidade.

 

Em simultâneo, há também um jornal on-line e criação peças escritas, audiovisuais, desenhadas ou escultóricas, a expor no mesmo espaço, dia 15 de setembro, a partir das 18 horas.

A “RAS" - Residência Artística de Santarém abre as portas no dia 8 de setembro, às 10 horas.

Do programa, entre outras atividades, consta uma conferência no dia 9, às 16h00, com a professora Cristina Azevedo, da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), no Fórum Actor Mário Viegas, seguindo-se, no dia 11 e 13, ao longo do dia, a abertura da “RAS”, ao público.

No dia 12, as ruas da cidade recebem o Urban Sketching e no dia 14, o Convento de São de Francisco, serve de palco, às 10h30, a uma aula conjunta com o projeto “Incluir”.

No último dia, 15 de setembro, a partir das 18 horas, a “RAS” inaugura uma exposição dos trabalhos realizados pelos jovens criativos.

Coordenador do projeto: João Maria Ferreira (Pintor)

Contacto: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

E o Reverance Festival chega, finalmente, à Ribeira de Santarém, já no próximo dia 8, sexta-feira, até ao dia 10, domingo. Começa todos os dias às 16h00 e termina às 4h00, na Praça Oliveira  Marreca. Um pequeno, mas maravilhoso festival de rock realizado nas margens do rio Tejo. Esta é a quarta edição e este ano decorre na Ribeira de Santarém. Há acampamento gratuito na área florestal ao lado da praia fluvial com comida e bar. O evento conta com 50 bandas ao vivo e Dj´s. A não perder um dos mais alternativos festivais de música em Portugal que surgiu por iniciativa do promotor britânico Nick Allport. Os bilhetes podem ser comprados online (https://bol.pt/Comprar/Pesquisa?q=reverence).

No sábado, dia 9, a manhã começa cedo com uma visita guiada por Vera Duarte, com a temática “O Azulejo em Santarém”. A partida é no Mercado Municipal pelas 9h30 e termina no Jardim das Portas do Sol. Recomenda-se calçado confortável. O azulejo é um elemento decorativo, que adquiriu no nosso país características particulares. Revestindo fachadas, o interior de igrejas, e seus altares, os bancos de jardins, utilizado em placas direcionais e de toponímia, o azulejo é por si só, um veículo de história. A sua presença é uma constante no Centro Histórico de Santarém, adquirindo, por vezes, grandes dimensões como acontece no interior da Igreja de Marvila, considerada “a Catedral do azulejo seiscentista”. Uma caminhada pode revelar pormenores, que estando visíveis, se tornam mais facilmente percetíveis a um olhar mais atento.

Os interessados podem efetuar reservas, através do telefone: 963 735 589 ou dos endereços de e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar./ Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..">Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

A "Livraria Aqui Há Gato" continua com muita animação. Às 10h30, é hora de Arte para bebés e às 11h30, há Hora do Conto. Na parte da tarde, a Oficina de Artes volta a desenvolver a criatividade dos mais pequenos.

Ainda na parte da manhã de sábado, o Festival Internacional de Folclore Celestino Graça vai animar o centro histórico da cidade, a partir das 11h00.

A aula de Yoga, organizada pela Associação Movimento Aberto, e a Animação Desportiva para crianças, organizada pela Decathlon, decorrem como habitual no Jardim das Portas do Sol, às 11h00.

Às 21h30, há animação na Galeria “In”, na Rua Serpa Pinto, Nº 58. Uma história? Duas histórias? Três histórias? Queremos mais! Pois muito bem…muitas histórias serão contadas no evento “Histórias de Sonho” com animação da Associação “Aqui Há Gato”. Nesta sessão vão ser contadas várias histórias, umas contadas com o apoio técnico de leitura encenada, outras com o apoio de marionetas.

A Gala “Flamenco e Sevilhanas” da Sociedade Recreativa Operária vai abrilhantar o auditório do Jardim das Portas do Sol, dia 14, quinta-feira, pelas 21h30.

O In. Movimento continua a divertir na terça e quinta-feira, sempre às 10h30, promovendo a prática do exercício físico.

As Pombinhas de Santarém e Compal continuam à espera de ser apreciadas nas pastelarias aderentes. De aproveitar enquanto não esvoaçam. “Lá vai uma, lá vão duas. Três pombinhas a voar. Uma é minha, a outra é tua. A outra é de quem a apanhar”.

Ainda no âmbito do “Verão In.Str… é um espanto!” relembramos que de quarta a domingo, continuam as visitas no Minibus, com partidas às 10h00, 11h00 e 12h00, em frente à Sala de Leitura Bernardo Santareno e paragens junto ao W-Shopping, Igreja de Marvila, Jardim das Portas do Sol, Praça Sá da Bandeira (Largo do Seminário) e Miradouro de S. Bento. Uma viagem que irá desvendar uma cidade à beira rio, com belíssimas paisagens, de lezírias vibrantes.

Estas visitas, que são guiadas de quarta a sexta-feira, embora não sejam de inscrição obrigatória, têm a participação sujeita à capacidade do Minibus e estão disponíveis em português, inglês e castelhano com a guia Vera Duarte. Existe ainda a possibilidade de reserva para grupos até 20 pessoas, que deverá ser feita através do número 963 735 589 ou 243 304 437.