Notícias

Os sabores do mundo podem ser provados no festival Steet Food que vai decorrer no Jardim Portas do Sol, entre sexta-feira, 28 de Julho, e domingo, dia 30. Dedicado às “Comidas do Mundo”, participam 12 viaturas que oferecem diversos paladares internacionais, da doçaria, aos gelados, passando pelas carnes. Maria João Botas da organização da Street Food On Tour conta como correu o evento na anterior edição e o que se o pode esperar para este ano.

Quais as novidades para a edição de este ano do festival Street Food?

Os moldes vão continuar a ser os mesmos, música, diversão, animação e o melhor street food que se faz em Portugal.

As novidades são muitas, este ano o conceito é "Comidas do Mundo". Vamos trazer comida diferente e de vários cantos do Mundo; Venezuela, América, Turquia, Hungria, França, Bélgica, Holanda, Itália e Portugal. Será um evento recheado de sabores únicos, a que o Street Food On Tour já nos habituou. Vistem-nos!!

Como correu a anterior edição?

Foi uma experiência fantástica! Santarém é uma terra que promete, tem garra, arrisca e faz tudo para elevar a cidade e o comércio. Além disto tem a irreverência de apoiar iniciativas como o Street Food On Tour, que tenta levar o melhor que se faz em Portugal e no Mundo.

Foi também uma honra fazermos parte do Melhor Evento Turístico da Região, projeto e iniciativa Verão In.Str, que a ERTA-R Entidade Regional de Turismo do Alentejo Ribatejo, premiou em Maio. Honra para o Street Food On Tour e para os participantes do evento; Pregos na Casquinha, Parisboa, Snakies, KurtosKalacs, Pascoalini, Waffle Bubble, La Boca e Street Bevarages.

O espaço escolhido para o evento correspondeu às expectativas?

As expectativas foram ultrapassadas, é um privilégio para o street food poder estar presente no Jardim das Portas do Sol. Os participantes ficaram fascinados com a vista e com a beleza deste Jardim, é sem dúvida um dos locais mais bonitos por onde o Street Food On Tour, já passou.

Como classifica a vossa participação neste acontecimento inédito em Santarém?

Se ponderarmos uma classificação de 0 a 10, será com certeza um 10.

O apoio que tivemos por parte dos escalabitanos e pelas centenas de turistas que ali estiveram, provam isso mesmo. Há quem confunda 'street food' e 'fast food', explique, por favor, quais as diferenças?

De facto continua a existir uma confusão muito grande entre Fast e Street Food. 

A fast food é associada à uniformização do gosto e a uma preparação rápida, com uma produção padronizada, a street food é bem diferente.

A street food também é feita de forma rápida, mas ela está ligada às ruas, à cultura popular e a história das cidades. É comida para se comer com os dedos, sem pratos nem talheres em que a qualidade dos produtos é a primazia dos conceitos.

O atendimento é personalizado, atraente e simpático.