A livraria Aqui Há Gato é um caso único na cidade de Santarém. Destinada a um público infantil, tem desenvolvido diferentes atividades para crianças ao longo de todo o ano. Muitos pais agradecem.

A livraria Aqui Há Gato tem sido um dos parceiros do projeto In.Str. Como resume a sua participação nas edições anteriores?

O Aqui Há Gato tem vindo a participar nesta iniciativa com as suas sessões dedicadas ao público infantil: Hora do Conto, todos os sábados, às 11h30; Arte para bebés; Teatro de Fantoches; Teatro de Luz Negra e com as suas oficinas artísticas, aos sábados, pelas, 12h, bem como com as Oficinas artísticas das Férias de Verão. Fizemos sempre questão de visitar as exposições dos artistas com as nossas crianças que frequentavam as nossas oficinas.

Situada em pleno centro histórico, como vê esta iniciativa que tem animado o centro da cidade nos últimos anos?

Consideramos uma mais-valia para o centro histórico. Santarém é uma cidade cheia de história, com grande valor cultural e patrimonial e esta é sem dúvida uma forma para dinamizar e valorizar o que de melhor a cidade tem.

Quais as ações que a Aqui há Gato vai desenvolver este ano no âmbito do projeto Verão In.Str?

A cinco de Setembro, no Jardim Portas do Sol, apresentamos a peça Pássaro da Alma, uma história poética que falará aos corações dos mais pequenos.

A 16 de Setembro apresentamos Histórias de Verão, no pátio da Caravana. Trata-se de um mundo mágico que habita nos livros infantis, e onde serão apresentadas várias histórias, umas contadas com o apoio de técnicas de leitura encenada, outras com o apoio de marionetas.

Por último, temos também as Histórias ao Luar, todas as quintas-feiras de julho, às 21h30, no Aqui Há Gato, exceto no dia 27 de julho. Nesta ação contamos histórias num ambiente descontraído e de boa disposição, ao ar livre e no conforto de um quintal cheio de almofadas.

Considerada este ano a terceira livraria preferida dos portugueses, vê aqui o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos?

Sem dúvida. Contamos já com 10 anos de existência, muitas histórias contadas e muitas histórias por contar. O Aqui Há Gato já faz parte da rotina de muitas famílias. Alimentamos hábitos de leituras, despertamos para as artes, acompanhamos o crescimento de muitas crianças, somos já uma grande família. E foi esta família que votou, pois faz parte da "equipa" que gosta de sonhar, que gosta de ler, que gosta de ver teatro, que gosta de criar... Graças a TODOS eles nós conseguimos o 3º lugar... ser a terceira Livraria Preferida do País... é muito bom!

O que falta ao centro histórico de Santarém para recuperar o dinamismo de outros tempos?

Eu penso que tem tudo para ser dinâmico... Mas é preciso acreditar que é possível, é preciso inovar, criar, ter identidade, primar pela diferença. Este centro histórico tem tudo para ser visitado, amado, descoberto. É preciso ter amor pelas nossas ruas, pela nossa história, pela nossa gente. No mágico dia em que TODOS os que vivem por cá descobrirem o potencial de Santarém será o início de uma cidade aberta a quem a visita!