Centro Histórico

Informação

08:00 - 13:00 | 14:00 - 17:30
Dias Úteis | Segunda a Sábado
Largo do Milagre

A Igreja do Santíssimo Milagre situa-se num dos locais mais antigos do burgo escalabitano. Esta antiguidade é atestada pelas características da malha urbana e pelas construções que a rodeiam.
Este edifício religioso está intimamente relacionado com a Lenda do Milagre de Santarém, ocorrido em meados do século XIII e que relata o roubo e a profanação de uma hóstia consagrada por uma residente nesta paróquia.
A origem medieval desta igreja, primitivamente gótica, manifesta-se pela presença dos arcos apontados, ainda visíveis no transepto.
No século XVI a igreja conheceu uma campanha de tal modo profunda que talvez seja mais correcto falar-se duma reconstrução. Dela resultou um espaço renascentista por excelência. Mais tarde, na primeira metade do século XVIII o templo foi objecto de uma campanha barroca, cuja incidência se fez em particular nos retábulos e no coro. Desde então várias têm sido as intervenções de conservação e limpeza resultantes da acção conjunta das entidades eclesiásticas e estatais.
A estreita ligação do edifício ao Milagre de Santarém, ocorrido em 1247 ou em 1266, tem feito dele um lugar de culto e peregrinação particularmente devoto, característica que ainda hoje se mantém. O fervor místico-religioso foi partilhado por numerosos monarcas portugueses que, nas suas deslocações a Santarém, não se prescindiam de uma visita ao Santíssimo Milagre.